Tablets são entregue a 75 agentes de endemias em Toledo




Os 75 agentes de combate a endemias (ACEs) de Toledo contarão agora com uma ferramenta que tornará ainda mais eficiente o trabalho de prevenção à dengue por meio de visitas a imóveis residenciais e baldios. De forma oficial, foram entregues a eles, na tarde desta sexta-feira (16), no auditório do Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, tablets que contam com o aplicativo ACE MV instalado, combinação que digitalizará todo o processo, afastando a necessidade de preenchimento de formulários de papel e da posterior transcrição para o computador dos dados anotados durante o serviço de fiscalização.



Continue a leitura depois do anuncio.


Na terça e quarta-feira (13 e 14) desta semana, eles passaram por um treinamento no Auditório Acary de Oliveira e, a partir da próxima segunda-feira (19), a fim de sanarem suas dúvidas, serão acompanhados por consultores da MV/Consulfarma, empresa que desenvolveu o app. “Os dados que atualmente são inseridos num formulário para depois serem ‘passados a limpo’ no computador, agora serão preenchidos em tempo real e descarregados no sistema assim que o agente estiver em uma área com acesso à internet. Dessa forma, ganha-se um tempo precioso e diminui consideravelmente o risco de erros neste processo”, destaca a coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig. “Além disso, agora será possível tirar fotos e evitar qualquer questionamento dos proprietários que estão em situação irregular, provando que, de fato, o criadouro foi encontrado naquele imóvel”, acrescenta.

 

Em sua fala, a analista de TI do Departamento de Informática da Prefeitura de Toledo, Elizabeth Timm Balcewicz, destacou que esta nova ferramenta para os ACEs é fruto da união de esforços e saberes entre diversos servidores e colaboradores de empresas que prestam serviço à administração municipal. “É um trabalho feito a muitas mãos e a prova de que juntos somos mais fortes está no fato de que os dados coletados durante um dia de trabalhos dos agentes poderá ser descarregado em qualquer lugar onde houver um ponto da rede de internet de fibra óptica criada ainda na primeira gestão do Beto Lunitti, quando já havia no horizonte um objetivo maior, o de criar condições tecnológicas para que projetos desta envergadura pudessem ser implantados. É importante dizer que o app é dinâmico e tem plenas condições de ser aperfeiçoado à medida que as demandas aparecerem”, explica.

 

O consultor da MV/Consulfarma, Evandro Adala, destacou a parceria que existe entre a empresa e a Prefeitura de Toledo. “O ACE MV é um dos braços que formam este corpo de soluções que já desenvolvemos ou estamos desenvolvendo para a saúde no âmbito municipal com o objetivo de otimizar o tempo e aumentar a eficiência dos serviços”, salienta.

 

Como prova de reconhecimento à importância do trabalho realizado pelos ACEs, o ato foi prestigiado por várias autoridades. “É nosso papel criar os meios para que as demais secretarias possam trabalhar melhor e oferecer serviços com a qualidade que a população merece”, pontua o secretário da Administração, Nélvio Hübner. “É uma alegria estar aqui nessa entrega que marca um novo momento no combate a endemias, pois esta ferramenta aproxima este serviço da gestão em saúde”, comenta a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski. 

 

“Injustamente, muitas pessoas não valorizam o trabalho de vocês, mas o Beto e eu reconhecemos e respeitamos a categoria, para quem esta tecnologia será de grande valia nesta missão dos ACEs de promover qualidade de vida para a população”, analisa o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. 

 

O prefeito Beto Lunitti entende que a entrega de tablets ao ACE é emblemática no que diz respeito ao sucesso de Toledo enquanto município. “Apesar de termos grupos que divergem politicamente, naquilo que importa à população todos se unem e aqui temos um exemplo disso. Cada gestão, à sua maneira, contribuiu para que este momento se tornasse realidade. Ainda estamos em luto pelo falecimento do deputado Schiavinato, que dedicou sua vida pelo desenvolvimento da cidade e do interior, e, seguindo o exemplo dele, precisamos avançar e temos a nosso favor um cenário em que as forças políticas caminham juntas rumo a este objetivo”, analisa. “Estes tablets representam a tecnologia a serviço da vida, contribuindo para que continuemos sendo elogiados pela 20ª Regional de Saúde por termos um dos mais baixos índices de infestação da dengue no Paraná, que define novos rumos para a sociedade toledana. Por isso, eventos como este devem ser celebrados de forma solene, para marcar este momento de conquista e porque a vida é uma dádiva”, exclama.

 

Mais conquistas

O presidente da Câmara Municipal, vereador Leoclides Bisognin, falou sobre as demandas que os ACEs lhe apresentaram recentemente: renovação da frota de veículos que os transporta até os bairros e comunidades rurais, estruturas sanitárias maiores e instalação de ar-condicionado na sede do Combate a Endemias. “Estes agentes trabalham duro para tornar a missão dos demais profissionais da saúde um pouco mais leve, prevenindo o surgimento de doenças. Toda melhora em favor deles é muito merecida”, observa.

 

A secretária de Saúde informou que, em breve, o município vai receber recursos de uma emenda parlamentar para aquisição de duas vans e uma delas vai para os ACEs. Ao saber que a categoria necessita de dois veículos, o prefeito se comprometeu a adquirir o outro com recursos próprios do município, previstos no orçamento de 2022 cuja elaboração foi iniciada recentemente. Sobre a instalação de ar-condicionados, Gabriela disse que esta ocorrerá em breve. A respeito das instalações sanitárias, o prefeito se comprometeu a ir nos próximos dias na sede do Combate a Endemias com técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico para conferir in loco o que pode ser feito.


Fonte: Assessoria de Imprensa*