Secretarias municipais realizam atividades remotas para celebrar Dia Mundial da Água

Foto de: Reprodução

Uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Smed) e de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) promoveu diversas ações nos últimos dias para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Atividades alusivas ao tema com as crianças da rede municipal de ensino e a produção de vídeo de conscientização sobre reciclagem foram desenvolvidas.

Os pequenos estudantes foram motivados a produzirem cartazes sobre a importância da água e a Smed sugeriu aos professores que trabalhassem o jingle, preparado e encaminhado por Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros sobre a coleta seletiva com os alunos. Além desta atividade, foi lançada a campanha ‘Minha atitude faz a diferença!’, na qual os estudantes, auxiliados por familiares, gravaram pequenos vídeos, fizeram desenhos e criaram frases e textos. “A intenção era que eles contassem qual sua atitude positiva e como eles contribuem para a preservação da água”, explica a coordenadora de Ciências e Educação Ambiental da Smed, Sandra Inês Kopeginski. 

Com o apoio da professora Franciele Bispo Neves, alguns dos trabalhos foram publicados nas redes sociais da Smed e também da SMDAS. As ações tinham o objetivo de sensibilizar as questões relacionadas à água. “As escolas já têm o trabalho diário sobre o assunto e ele está contemplado nos livros didáticos e também na Proposta Pedagógica Curricular [PPC]. A Secretaria de Educação sugeriu no Classroom da disciplina de Ciências alguns livros com histórias infantis, jogos e atividades para despertar nos alunos a sensibilidade com as questões da água e coleta seletiva”. Neste ano, devido à pandemia, as ações com os estudantes foram remotas.

Já a SMDAS trabalhou com a hashtag #diadaágua2021toledo. As pessoas puderam participar divulgando uma foto realizando alguma boa prática relacionada à proteção dos recursos hídricos. A pasta ainda realizou, entre os dias 22 a 26 de março, publicações diárias sobre as cinco Bacias Hidrográficas de Toledo: a do Rio Toledo, a do Rio São Francisco, do Arroio Guaçu, do Rio Santa Quitéria e do Arroio Marreco. “Tivemos lindas lindas imagens de rios e cachoeiras, vídeos, curiosidades e informações relevantes sobre essas bacias. O intuito desta ação educativa foi ampliar o conhecimento acerca dos nossos recursos hídricos, divulgar o Plano Municipal de Recursos Hídricos e estimular as pessoas a cuidarem mais e melhor das nossas fontes de água por meio de suas ações individuais”, comenta a bióloga e gestora de Educação Ambiental da SMDAS, Lilian Cardoso Borges. 

Além deste trabalho, também foi produzido, em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social, um vídeo orientando sobre a coleta seletiva, demonstrando que os materiais recicláveis, quando não destinados corretamente, acabam poluindo mananciais. “A pandemia impediu ações presenciais. Então direcionamos as atividades para as redes sociais, com vídeos, fotos de ações realizadas no ambiente familiar promovidas pela Smed”, explicou o secretário da pasta, Maicon Stuani.

Algumas das atividades desenvolvidas em Toledo fazem parte das ações propostas pela Bacia do Paraná 3 (BP3) e envolveu os 55 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).


Fonte: Assessoria
Postagem Anterior Próxima Postagem