Projeto da Sanepar em energia renovável conquista prêmio nacional

Foto de: Reprodução

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é uma das vencedoras do 2º Prêmio Inovainfra 2021, com o projeto "Usina solar fotovoltaica no reservatório do Passaúna: energia renovável, inovação e sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental". O prêmio é uma iniciativa da revista especializada O Empreiteiro, e tem como objetivo incentivar e divulgar projetos de inovação de empresas e concessionárias que atuam em diferentes áreas do setor de infraestrutura. A cerimônia de premiação foi na noite desta quarta-feira (7), em evento online transmitido pelo Youtube. Os resumos das iniciativas premiadas estão publicados numa edição especial dedicada ao Inovainfra.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca que premiações desta natureza reforçam o protagonismo da empresa no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, que evidenciam a capacidade de seu corpo técnico. O projeto da Sanepar é inédito no setor de saneamento ambiental no país.

A usina foi concebida e inaugurada em 2019. Formado por 396 módulos fotovoltaicos policristalinos, numa área de aproximadamente 1.200 m², o sistema foi instalado em estruturas flutuantes sobre o lago do reservatório Passaúna, uma forma de gerar energia elétrica aproveitando uma área antes ociosa.

Continue a leitura depois do anuncio.

De acordo com a pesquisa, uma das vantagens dos sistemas fotovoltaicos flutuantes em relação aos sistemas convencionais instalados em terra é a possibilidade de maior produção de energia, ocasionada principalmente por uma redução da temperatura de operação das placas fotovoltaicas, e consequente aumento de sua eficiência. Entre os benefícios desse tipo de usina, também foi observada a possibilidade de redução de floração de algas e economia de água com a redução da evaporação. O investimento da Sanepar no projeto foi de R$ 1,6 milhão. A usina continua em operação desde que foi inaugurada e segue sendo acompanhada por pesquisadores da Sanepar, universidades e institutos de pesquisa.

Segundo o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, o prêmio é o reconhecimento de que a Sanepar, ao adotar a inovação para a sustentabilidade como um de seus pilares para a condução de seu modelo de negócios, está gerando valor para a sociedade. “Contribuímos assim de forma ativa para o desenvolvimento do setor de saneamento ambiental no Brasil", afirma.

Além de Possetti, também participam do desenvolvimento do projeto os empregados da Sanepar Luís Henrique Novak, Felipe Owczarzak de Mello e Silva, Ronald Gervasoni, Luiz Gustavo Wagner, Alexandre Moreno Lisboa e Alex Sandro Franco de Souza.

Fonte: Assessoria




Postagem Anterior Próxima Postagem