Ultimas Notícias

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2020 - PERCEBAS OS RISCOS E PROTEJA A VIDA

Fotos: DETRAN PR


Redação:
"O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) abriu, na manhã da última sexta-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que este ano será comemorado por meio do 1º Fórum Digital do Detran-PR, e tem como tema “Perceba o risco. Proteja a vida”.

“Essa edição de 2020 da SNT, ainda que virtual, é mais que oportuna pois reacende a discussão da responsabilidade na manutenção das vidas em um momento pontual estratégico em nosso país e em nosso Estado do Paraná”, diz o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

CAMPANHA - Por conta da pandemia da COVID-19, a campanha de 2020 ganhou o tema “No trânsito, todos fazem parte do grupo de risco”.

“Este tema da campanha mostra que todos estão sujeitos às consequências de um acidente de trânsito, não há fator social, idade, cor, raça ou credo que importe. E o dever de cautela também é geral e coletivo”, comenta Mesquita.

Diante da situação atual, e mesmo com uma redução de 15% no número de acidentes desde o início da pandemia, as ações não foram pausadas. Todas foram programadas para serem trabalhadas de forma digital, sem aglomerações e tomando todos os cuidados necessários no momento.

O Corpo de Bombeiros do Paraná faz parte da Comissão de Dados Estadual do Programa Vida no Trânsito Paraná. E segundo o Major QOBM Marcos Galeazzi - Coordenador Estadual do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência – SIATE e Coordenador da Comissão de Dados Estadual do Programa Vida no Trânsito Paraná. “Com os dados elencados pelo Corpo de Bombeiros, podemos afirmar que uma fiscalização ordenada e inteligente faz com que toda cadeia seja estabelecida para o bem da sociedade onde a mesma é realizada, aumentando consequentemente a cobrança por parte da população para com as autoridades e diminuindo o número de acidentes”.

ATIVIDADES – A partir do dia 21 a 25, todos os dias às 10h e 14h, serão transmitidas palestras pelas redes sociais oficiais do órgão. Cada dia as palestras terão um tema diferente: comportamento, mobilidade, educação, fiscalização e tecnologia.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

A EDUCAÇÃO DO SURDO NO PROCESSO DE HABILITAÇÃO VEICULAR

Érica Santos - Pedagoga especialista em Libras - Coordenadora de Ensino da Universidade do Trânsito

Data: 24/09/2020

Eixo Fiscalização:

10h - 11h30 - Moderador: Danielle Piazza (PRF)

O PAPEL DA POLÍCIA MILITAR NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO NO ESTADO DO PARANÁ

Tenente coronel Mario Henrique do Carmo - Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran)

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO E COOPERAÇÃO DA AGÊNCIA NA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Josnei Fagundes Marquardt - Inspetor do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) e integrante do Programa Vida no Trânsito (PVT) de Foz do Iguaçu (PR)

O ASPECTO EDUCATIVO DA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

Julyver Modesto de Araújo - Mestre em Direito (PUCSP), Conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) de São Paulo (SP)

14h - 15h

O OUTRO LADO DA FISCALIZAÇÃO: O QUE NÃO VEMOS

Major Marcos Galeazzi - Corpo de Bombeiros do Paraná - Coordenador da Comissão de Dados Estadual do Programa Vida no Trânsito Paraná

Data: 25/09/2020

Eixo Tecnologia:

10h - 11h30 - Moderador: Farid G. Malschitzky (Detran)

TECNOLOGIA E MOBILIDADE URBANA

Jaqueline Aparecida de Almeida - Diretora de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran-PR;

Erica Elisa Nickel - Especialista em trânsito e Mestre em Educação (PUCPR), Coordenadora do Projeto iCities Kids - Cidade Inteligente para crianças / Agência Nacional em Mobilidade (ANAMOB);

Adriano Krzyuy - Presidente da Assespro-Paraná e Diretor de Tecnologia da Inovais

14h - 15h

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS RUMO AO TRÂNSITO SUSTENTÁVEL

André Turbay – Arquiteto e Urbanista, Dr. Em Gestão Urbana pela PUC/PR e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR.

15h - 15h15


ENCERRAMENTO DO FÓRUM".


Fonte: DETRAN PR / BOMBEIROS PR