A partir desta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, três semáforos no Centro de Toledo passarão por alterações no tempo de abertura. Além disso, ficará proibida a conversão à esquerda em todos eles, com o objetivo de tornar o trânsito mais ágil no município. As mudanças serão implantadas pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário.
Os locais que receberão as alterações são os cruzamentos da Avenida Senador Atilio Fontana com a Rua Piratini, da Rua São João com a Rua Raimundo Leonardi e da Avenida Santos Dumont com a Rua Raimundo Leonardi, todos na região central, detalha o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima. “Nesses locais, o tempo de espera deverá ser reduzido de quase dois minutos para algo em torno de 40 segundos”, acrescenta.

As mudanças vêm sendo estudadas há alguns meses, a partir de levantamentos realizados pela Prefeitura de Toledo em parceria com a empresa 4Mob Engenharia. “O estudo prevê a reprogramação dos semáforos existentes e também a proposição de mudanças para melhorias no tráfego de veículos”, comenta Rogério. Segundo o secretário, o objetivo é otimizar a chamada onda verde, reduzir o tempo de deslocamento e aumentar a segurança nesses pontos.
Orientação - A partir desta segunda-feira (2), as placas de sinalização começarão a ser instaladas nos três cruzamentos. Cada ponto será ativado em dias diferentes — de terça a quinta-feira —, “para que os motoristas possam se acostumar com essas alterações”, reforça Rogério de Lima. Ele completa: “A Guarda Municipal permanecerá nesses pontos por alguns dias para fiscalizar e orientar os motoristas”.

O secretário de Segurança e Trânsito destaca ainda a preocupação da Prefeitura de Toledo, “por orientação do prefeito Mario Costenaro, que tem solicitado esse estudo visando o aumento da segurança no trânsito. Temos observado que grande parte dos sinistros de trânsito, principalmente em semáforos e cruzamentos, é causada por veículos que realizam a conversão à esquerda”.
Adaptações - O engenheiro de transportes da 4Mob, Guilherme Belegante, lembra que a empresa vem trabalhando há alguns meses nesses estudos de tráfego. Inicialmente, foi realizada a contagem de veículos em 61 cruzamentos, “justamente para entender o fluxo de Toledo nesses pontos críticos. Avaliamos o volume de veículos nos períodos da manhã, entrepicos e horário de almoço, para que agora possamos propor alterações que se adequem a esses pontos e reduzam os tempos de atraso”.

Segundo Belegante, o trabalho tem como foco a otimização dos tempos semafóricos, garantindo o menor atraso possível para os usuários que trafegam pelas vias. Outro ponto destacado é a manutenção da onda verde nos principais eixos da cidade. “Em determinados eixos, há maior volume em um sentido no período da manhã e, no fim da tarde, o fluxo se inverte. As programações são ajustadas com base nos volumes captados durante as contagens”, explica.
O trânsito de Toledo passará a contar com sete planos diferentes em cada ponto, variando conforme o horário e o fluxo de veículos. “Toledo possui um parque semafórico muito grande, e a equipe do município tem tudo isso muito bem organizado. Agora, com softwares específicos de engenharia de tráfego, buscamos promover ainda mais melhorias”, completa Belegante, garantindo menor tempo de deslocamento ao longo do dia para os usuários.

SEMÁFOROS A SEREM ALTERADOS:
✅ Av. Senador Atilio Fontana x Rua Piratini, no dia 03/02
✅ Rua São João x Rua Raimundo Leonardi, no dia 04/02
✅ Rua Santos Dumont x Rua Raimundo Leonardi, no dia 05/02












