A Prefeitura de Toledo vai promover diversas ações intersetoriais para atender as pessoas em situação de rua (PSR) nas próximas semanas. O Dia D será no dia 6 de dezembro, no Ginásio de Esportes Alcides Pan, e oferecerá serviços como cadastro único, vale refeição, documentação civil, saúde, vacinação e castração de animais, trabalho e currículos.
A secretária de Assistência Social, Solange dos Santos Fidelis, afirmou que essa ação busca agilizar as demandas das PSR e fortalecer seus vínculos e direitos sociais. O Dia D terá o apoio de várias secretarias municipais, forças de segurança e OAB-PR.
Além do Dia D, no mês de dezembro, haverá abordagens sociais noturnas e nos fins de semana, em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, para buscar usuários que ainda não acessam os serviços ofertados e encaminhá-los conforme suas necessidades.
Essas abordagens serão nos dias 30 de novembro e 8, 13 e 22 de dezembro, às 19h, em locais de referência desse público. Também haverá buscas ativas de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos dias 2 e 9 de dezembro, à tarde.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, são mais de 300 atendimentos por mês a esse público. Em 2022, foram mais de 3600 atendimentos. Atualmente, são mais de 4200 atendimentos.
A diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Juliana Alves Máximo, explicou que essa população é flutuante e que há casos de rompimento de vínculo familiar por dependência de álcool e outras drogas. “Neste momento, 89 PSR são acompanhadas pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS)”, disse Juliana.