27/11/2023 16:14 | Plantão Toledo | 839 visitas

Toledo inicia Banco de Ração para ajudar protetoras de animais

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Toledo iniciou nesta sexta-feira (24) o Banco de Ração, um programa que distribui mensalmente ração para 24 protetoras que acolhem cerca de 500 animais abandonados ou vítimas de maus tratos. O lançamento aconteceu no Centro de Eventos Desirée Refosco e contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e das beneficiadas pelo programa.

O Banco de Ração é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente, que também oferece outros serviços de defesa e proteção animal, como castração, desvermifugação, atendimento clínico e feiras de adoção. O objetivo é apoiar as pessoas que se dedicam a cuidar dos animais resgatados das ruas e promover o bem estar animal.

Compre seu botijão de 13 kg na Batista Gás e Água Mineral e ganhe brinde especial de fim de ano com entrega rápida em Toledo

Para participar do programa, as protetoras precisam cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Decreto Nº 885/2023, como ter condições de oferecer bem estar, ter rotatividade de animais, participar de eventos de adoção, entre outros. A ideia não é formar acumuladores, mas sim, auxiliar em mais um dos gastos para que quem é protetor cadastrado possa ter facilidade quando acolhe os animais.

O secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, disse que o Banco de Ração foi uma demanda que surgiu na 1ª Semana de Proteção Animal, realizada em 2022. Ele também lembrou que as protetoras receberam uma qualificação sobre como proceder em casos de maus tratos e a realização de denúncias junto à Secretaria do Meio Ambiente. Ele agradeceu a sensibilidade dos gestores municipais, prefeito Beto Lunitti e vice Ademar Dorfschmidt, em relação ao assunto.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

A advogada Camila Perozzo, que representa a Ordem dos Advogados do Brasil no Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais, elogiou a iniciativa e destacou que Toledo é uma referência na causa animal. Ela afirmou que existe apoio, cuidado, investimento, carinho e amor por parte da Secretaria do Meio Ambiente para com as protetoras. Ela disse que Toledo é modelo para todo o Paraná, e quiçá para o Brasil, porque tem inovado nas propostas.

Uma das beneficiadas pelo programa é Veridiana Lazarin, que cuida de 15 animais em sua residência. Ela conta que desde a infância tem o hábito de acolher os bichinhos necessitados e que o apoio do município é fundamental para continuar esse trabalho. “Eu sempre fiz, da forma com que eu podia, nas condições que eu tinha. Este apoio do município, nos permitirá atender ainda mais. É uma certeza que vamos avançar. Já tínhamos alguns apoios, como a desvermifugação, castração e atendimentos clínicos. Agora, temos uma preocupação a menos”, disse.