11/07/2025 15:05 | Prefeitura de Toledo | 227 visitas

Toledo conhece programa de doação de sangue da China

Foto: Prefeitura de Toledo

Em uma reunião realizada na Prefeitura de Toledo, o prefeito Mario Costenaro propôs a formação de um grupo de trabalho para viabilizar uma parceria internacional voltada à promoção da doação de sangue. A iniciativa surgiu após a apresentação da organização Bloodline, feita por Sayuri Okano Anzanello, voluntária da entidade e natural de Toledo, que vive há mais de seis anos em Xangai, na China.

Sayuri e sua família saíram de Toledo rumo à China quando ela tinha 12 anos de idade. Muita coisa mudou na vida da jovem, que agora se prepara para estudar Medicina, mas que nunca se esqueceu de sua origem. E também de fazer o bem.

Ortopedia veterinária 24h: especialistas no cuidado do seu pet
A jovem Sayuri Okano Anzanello voltou a Toledo esta semana e apresentou um projeto desenvolvido em escolas chinesas

Com uma atuação reconhecida em 14 escolas internacionais e em constante diálogo com universidades chinesas, a Bloodline tem como missão sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, com foco especial em situações urgentes e tipos raros. A organização também realiza eventos regulares de coleta, especialmente em hospitais infantis, para ajudar crianças em tratamento contra o câncer.

Durante o encontro, Sayuri explicou que a Bloodline busca envolver alunos, professores e familiares em ações educativas e práticas. “Queremos trazer esse projeto de Xangai para Toledo. Fui fundadora do grupo juvenil Bloodline e nossa missão é educar nas escolas e incluir toda a comunidade escolar nesse movimento de solidariedade. Sangue sempre é necessário, e podemos salvar muitas vidas com essa mobilização”, destaca.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

Diante da proposta, o prefeito ressaltou a importância da causa e demonstrou entusiasmo com a possibilidade de implementar o projeto no município. “É uma ideia inspiradora. Vamos formar um grupo com representantes das secretarias de Educação e Saúde, além do Núcleo Regional de Educação, para avaliar os caminhos possíveis e estruturar essa parceria com base na experiência internacional da Bloodline”, salienta Costenaro.

A jovem Sayuri Okano Anzanello voltou a Toledo esta semana e apresentou um projeto desenvolvido em escolas chinesas

Participaram da reunião a coordenadora do Banco de Sangue de Toledo, Vânia Frigotto; o presidente da Associação Médica de Toledo (AMT), Nilson Fabris; o vereador Valtencir Careca; o secretário de Comunicação, Márcio Pimentel; o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, além de Simone Anzanello Richter e Iaiti Sassaki, que também acompanharam a apresentação.

Ortopedia veterinária 24h: especialistas no cuidado do seu pet

Com a proposta em fase inicial, o grupo a ser formado deve trabalhar nas próximas semanas para adaptar o modelo chinês à realidade local, buscando engajar escolas e famílias de Toledo em um programa contínuo de doação voluntária de sangue.

A jovem Sayuri Okano Anzanello voltou a Toledo esta semana e apresentou um projeto desenvolvido em escolas chinesas