O esporte de Toledo teve um fim de semana para celebrar. Na fase regional dos 71º Jogos Escolares do Paraná (Jeps), que está sendo realizada em Palotina desde sábado (3) e segue até quarta-feira (7), atletas toledanos brilharam nas disputas individuais e garantiram vagas importantes para as próximas etapas. Ao mesmo tempo, em Pato Branco, Felipe Gabriel da Costa Silva conquistou o Campeonato Estadual Individual Série Prata de bocha, garantindo acesso à elite da modalidade no estado.
Escolares – Nos Jeps, disputados nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, Toledo concentrou sua participação na faixa etária mais velha, já que receberá, entre 2 e 9 de agosto, a fase final da competição para os atletas mais jovens, com presença garantida em todas as modalidades. Para os de 15 a 17 anos, cuja final estadual ocorre em Foz do Iguaçu entre 12 e 19 de julho, os destaques foram expressivos nas modalidades individuais.
No tênis de mesa feminino, Sofia Marroque (Colégio Estadual Presidente Castelo Branco/Premen) ficou em primeiro lugar, enquanto Emanuelle Rocha (Colégio Agrícola) conquistou a prata. No masculino, outra dobradinha, com ouro para Murilo Esser e prata para Otávio Ienerich (ambos são alunos do Premen). No xadrez feminino, Cléo Dias Rêgo (Colégio La Salle) levou o segundo lugar. Já no atletismo masculino, o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen) foi terceiro colocado geral, seguido pelo Colégio Incomar (5º) e pelo Colégio Estadual Jardim Maracanã (11º).
Entre os esportes coletivos, o futsal feminino (Colégio Estadual Atilio Fontana) e o futsal masculino (Premen) avançaram para a segunda fase. No vôlei, o time feminino do Premen foi eliminado na etapa classificatória, enquanto o masculino deste estabelecimento de ensino segue na competição. As equipes de basquete do Premen, tanto no masculino quanto no feminino, começaram a disputar a fase única do torneio nesta segunda-feira (5).
Bocha – Em outra modalidade individual, Toledo também fez bonito. No Sudoeste, na Associação Patobranquense de Bocha, Felipe Gabriel da Costa Silva conquistou, entre os 58 competidores, o título do Campeonato Estadual Individual Série Prata, promovido pela Federação Paranaense de Bocha.
Com essa vitória, Felipe garantiu acesso à elite da modalidade e disputará, em 2026, o Campeonato Paranaense Individual Série Ouro. Além dele, outros sete atletas também conquistaram o acesso.