O Departamento de Trânsito de Toledo (Deptrans) alcançou, na última quinta-feira (26), uma marca histórica: 1.000 recursos de infrações de trânsito foram apresentados por meio do Sistema de Gestão Eletrônica de Processos (Geproc).
Lançado em maio, o sistema permite que condutores apresentem identificação do condutor, defesa prévia, recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) e até ao Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran), tudo de forma totalmente online, sem precisar se deslocar à sede da Secretaria de Segurança e Trânsito.
O Geproc foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e integra a digitalização completa dos processos de infração, substituindo o uso do papel. A novidade oferece ao cidadão acesso facilitado ao serviço, trazendo mais comodidade, transparência e agilidade.
O secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima, destaca que a digitalização trouxe avanços significativos em eficiência e sustentabilidade. “Após a inauguração do sistema de gestão de processos eletrônicos de infração de trânsito, o uso do papel físico diminuiu bastante. Além de contribuir com o meio ambiente, a digitalização destes procedimentos resolvem problemas relacionados a espaço”, observa. “São 1.000 pastinhas a menos em nossos arquivos, que já ocupam duas salas do nosso prédio. Com essa redução, poderemos aproveitar melhor o nosso espaço e atender outras demandas da nossa população”, acrescenta.
Para fazer uso do sistema, basta acessar a página do Deptrans no portal da Prefeitura e seguir os passos para indicar condutor ou apresentar recursos. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (45) 3196‑2330, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.