Na madrugada deste sábado, por volta de 1h, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de furto qualificado de uma caminhonete no município de Toledo. O fato, registrado nas proximidades do cruzamento da Avenida JJ Muraro com a Rua São João, terminou com três suspeitos detidos.
Conforme as informações da Polícia Militar, populares acionaram a PM informando que dois indivíduos do sexo masculino estavam no interior de uma caminhonete Hilux, de cor preta. Em contato com o proprietário, a equipe foi informada de que ele se encontrava em um velório e, ao retornar ao veículo, percebeu a presença dos suspeitos, que fugiram a pé em seguida, entrando posteriormente em um automóvel VW Gol, de cor branca, tomando rumo pela Avenida JJ Muraro, sentido saída da cidade.

Durante a verificação no interior da caminhonete, os policiais localizaram um aparelho decodificador conectado à saída OBD2, equipamento comumente utilizado para a ignição de veículos, evidenciando o intento de subtração. O objeto foi deixado para trás pelos autores no momento da fuga.
Com base nas informações repassadas, uma equipe da Rotam iniciou diligências pela rodovia BR-163, sentido Marechal Cândido Rondon, onde o veículo suspeito foi visualizado nas proximidades do distrito de Vila Ipiranga. Diante das fundadas razões de que os ocupantes seriam os autores da tentativa de furto, foi dada ordem de parada com sinais sonoros e luminosos, a qual não foi acatada, sendo iniciado acompanhamento tático.

Durante o acompanhamento, os policiais visualizaram o arremesso de um objeto para fora do veículo. O automóvel só parou cerca de 500 metros depois. No momento da abordagem, o condutor ainda dispensou outro objeto em meio a uma plantação, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização, já que as ordens policiais não foram prontamente obedecidas, gerando risco à equipe e aos próprios ocupantes.
Após a abordagem, foi constatado que o veículo era ocupado por um adulto e dois adolescentes, ambos com 17 anos. Em buscas pessoal e veicular, nenhum ilícito foi localizado. Durante varredura na lavoura, os policiais encontraram um aparelho celular de cor escura, marca Redmi, modelo Note 12, reconhecido como pertencente ao condutor, que não soube explicar o motivo de tê-lo dispensado.

Confrontados com as informações levantadas, os adolescentes confessaram, de forma espontânea, participação na tentativa de furto da caminhonete em Toledo. Eles relataram que foram contratados pelo condutor para vir até o município com o objetivo de subtrair uma Hilux, sendo o dispositivo eletrônico utilizado para a ignição fornecido pelo adulto. O restante do equipamento teria sido descartado durante o acompanhamento, mas não foi localizado.
Os envolvidos e o veículo utilizado foram encaminhados ao 19º Batalhão de Polícia Militar e, posteriormente, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.












