Toledo vai contar com mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), com a inauguração do Cmei Nona Gentila Ruaro Viezzer no dia 29 de outubro às 19 horas. Esta será a segunda inauguração de Cmei neste ano em Toledo, que conta com o Cmei Jane Elizete Alves Wilchen, inaugurado em agosto.
O Cmei, localizado na Rua Domingos Miotto, no Jardim da Mata, conta com uma estrutura planejada para garantir conforto e segurança às crianças. O espaço possui cinco salas de aula amplas e bem iluminadas, uma sala multiuso, fraldário, solários em cada sala de aula, refeitório, cozinha, área administrativa e pátio externo com brinquedos e área verde. Todos os ambientes foram pensados para favorecer o desenvolvimento integral das crianças e o trabalho pedagógico da equipe.
De acordo com a diretora do Cmei, Katiamara Martins de Araújo, os materiais pedagógicos estão sendo cuidadosamente organizados conforme a faixa etária e as propostas de cada turma. “A equipe tem preparado recursos que estimulam a coordenação motora, a criatividade, a linguagem, o raciocínio e a socialização, garantindo experiências significativas por meio de jogos, brincadeiras, músicas, histórias e atividades artísticas”, comentou.
Katia conclui: “a equipe está empenhada e entusiasmada com o início das atividades. Foram realizados momentos de formação e planejamento, nos quais os professores discutiram propostas pedagógicas, rotina e acolhimento das famílias. O CMEI está sendo preparado com muito carinho para receber as crianças em um ambiente acolhedor, seguro e cheio de aprendizado”, frisou a diretora.
O Cmei tem capacidade para atender em torno de 110 crianças, distribuídas entre as faixas etárias de 4 meses a 3 anos de idade. Neste primeiro momento, o atendimento será iniciado com cerca de 60 crianças. A expectativa da diretora é ampliar gradualmente conforme a demanda e o crescimento da comunidade.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil, Eliane Aparecida da Silva Luiz, a Secretaria da Educação ainda planeja construir Cmeis em mais três locais: Loteamento Redenção, Loteamento Egon Pudell e Jardim Gisela, que agregarão em mais educação e impactarão nas vidas das famílias dessas comunidades. “A entrega dos espaços dos Cmeis significa fazer a diferença não somente para as crianças que frequentarão a instituição e terão a oportunidade de aprender e se desenvolver, mas também influencia na vida de toda comunidade, possibilitando o acesso a política pública educacional de qualidade”, comentou Eliane.