A Prefeitura de Toledo decretou situação de emergência por conta da dengue nesta sexta-feira (16). Segundo o boletim epidemiológico, o município registrou 601 casos confirmados da doença, o que representa um risco à saúde pública. Um homem de 62 anos morreu em decorrência da dengue no dia 09/02.
O decreto tem validade de 90 dias, mas pode ser revogado antes se o índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti for reduzido a menos de 1%. A medida visa facilitar a adoção das ações de combate e prevenção à dengue, recomendadas pelas autoridades sanitárias, como a eliminação dos criadouros do mosquito, o controle das doenças transmitidas por ele e a assistência aos pacientes.

O decreto também autoriza a requisição de pessoal, veículos e equipamentos de outros órgãos da administração, a compra emergencial de medicamentos e insumos, a contratação de pessoal e a organização de escalas extraordinárias. A Secretaria de Saúde já vem realizando ações como mutirões de limpeza, visitas domiciliares, nebulizações e orientações à população.
A Secretaria de Saúde alerta que a dengue é uma doença grave e pode levar à morte. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e sangramentos. Em caso de suspeita, é importante procurar atendimento médico e não se automedicar. A prevenção depende da colaboração de todos, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, vasos e calhas.












