A Polícia Civil de Toledo anunciou nesta quarta-feira (15) o resultado de uma investigação extensa que desarticulou uma rede de tráfico de drogas em Toledo e São Pedro do Iguaçu. A "Operação Cachimbo da Paz" teve início em setembro de 2024.
Conforme a PCPR, as investigações inciaram após a apreensão de um cigarro eletrônico em um colégio local, envolvendo uma adolescente. Na ocasião, a adolescente, acompanhada de sua mãe, foi encaminhada à delegacia. Durante o procedimento, foram encontradas evidências de negociação de drogas em aparelho celular da jovem. O delegado, então, determinou a busca e apreensão na residência do traficante.

Essa primeira etapa culminou na prisão de duas mulheres em flagrante, portando drogas e uma balança de precisão, confirmando a suspeita de comercialização. A investigação, que se estendeu até dezembro de 2024, identificou outros envolvidos na distribuição de drogas e os fornecedores da substância.

As investigações resultaram em sete mandados de busca e apreensão e na prisão preventiva de cinco pessoas.
A operação, conduzida por 28 policiais civis de Toledo, Assis Chateaubriand e Palotina, culminou na apreensão de aproximadamente 14 kg de maconha, valores em dinheiro, celulares, uma motocicleta e um automóvel. A ação demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater o tráfico e proteger a juventude local. As investigações continuam.













