O mesatenista Gustavo Avelar garantiu, nesta quarta-feira (3), a medalha de ouro na disputa por equipes dos Jogos Escolares Sul-Americanos, competição que reúne alguns dos principais talentos do esporte estudantil do continente. A conquista ocorreu em Assunção, no Paraguai, onde o atleta representa o Brasil na modalidade.
O desempenho em Assunção ainda não chegou ao fim. Gustavo Avelar volta à mesa nesta quinta-feira (4) para a disputa das duplas e encerra sua participação no sábado (6), último dia da competição, quando competirá também na categoria individual.

Estudante do Colégio Estadual João Cândido Ferreira, Avelar é hoje um dos nomes mais consistentes do tênis de mesa toledano. Os resultados obtidos fora do país reforçam essa condição: além do ouro desta semana, o atleta já acumula desempenhos expressivos em campeonatos Sul-Americanos e Pan-Americanos, além de títulos em disputas estaduais e nacionais. “Tivemos essa grata surpresa de poder revelar esse atleta e tenho plena certeza que todas essas conquistas também refletem no futuro da modalidade, pois, servem de incentivo para os demais atletas que participam do nosso projeto local”, afirmou o técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Toledo, Emerson Aparecido Jeronimo.

Master – Antes de ver o aluno brilhar em terras paraguaias, o professor Jeronimo subiu ao topo do pódio, no último sábado (29/11), em Campo Mourão, para receber a medalha de ouro na categoria Individual Masculino 50+ do Paraná Master, competição da Secretaria de Estado de Esporte (Sees) promovida em paralelo com os Jogos Abertos do Paraná (Japs).

Jeronimo enfrentou alguns dos nomes mais tradicionais do tênis de mesa paranaense e fechou a campanha sem perder sets, exceto na estreia, quando superou Adalberto Borges (Arapongas) por 3 a 2. Depois disso, venceu todos os adversários por 3 a 0: Paulo Mitsui (Campo Mourão), ainda na primeira fase; Adilson Kubo (Rolândia), nas oitavas-de-final; contra Silvio Lemos (Campo Mourão), nas quartas-de-final; José Dezie (Maringá), nas semifinais; e Ítalo Nishimiro (Maringá), na final.
A participação toledana no torneio máster ainda contou com Roni Nardi e Diego Fernandes, que avançaram até a terceira fase. Com os resultados, a delegação do município encerrou a competição em segundo lugar na classificação geral do masculino. “Estou feliz, primeiramente, por poder disputar este torneio e ganhar uma medalha é algo marcante, pois se trata da primeira edição dos Jogos Abertos do Paraná Master em que o tênis de mesa é disputado, algo que já vinha acontecendo nas modalidades coletivas”, avalia o treinador.

Projeto – Gustavo Avelar faz parte do Projeto de Tênis de Mesa de Toledo, desenvolvido pela Smel e pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). Além da Prefeitura de Toledo, o projeto também conta com apoio do Yara Country Clube, da Orca Contabilidade, da Federação de Tênis de Mesa do Paraná e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.












