O Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, foi palco, na tarde desta terça-feira (21), da cerimônia de encerramento e premiação dos 11º Jogos dos Idosos de Toledo (Jito). O evento, promovido pelo Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), reuniu lideranças políticas, empresariais e comunitárias para celebrar o espírito esportivo e a integração entre os participantes.
Realizada entre os dias 14 e 21 deste mês, a competição contou com o patrocínio da Prati-Donaduzzi e com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. Em cinco dias de competição, 38 grupos de idosos da cidade e do interior disputaram sete modalidades: bolãozinho, truco, canastra, damas, trilha, dominó e bocha.
Os quatro grupos com melhor desempenho no somatório geral do Jito 2025 foram premiados com troféus. A grande campeã foi a Associação de Idosos da Grande Vila Industrial (Aigvit), que somou 68 pontos e, além do troféu de primeiro lugar, levou para casa o troféu transitório, entregue pelo Grupo de Idosos da Melhor Idade, de Linha Xaxim – vencedor da edição anterior e quarto colocado neste ano, com 61 pontos.
A presidente da Aigvit, Noemi Maria Pletsch, destacou a emoção de conquistar o título geral dos 11º Jogos dos Idosos de Toledo (Jito) e ressaltou o empenho coletivo que levou o grupo à vitória. “Para nós foi uma honra, nem imaginávamos receber o primeiro lugar. Toda a nossa equipe se dedicou muito, fomos em 34 pessoas competir e foi muito emocionante. Para o ano que vem, vamos nos esforçar mais ainda para buscar o bicampeonato”, assegura.
O vice-campeonato ficou com a equipe do Centro de Treinamento para Idosos (CTI), que alcançou 63 pontos. Logo atrás, na terceira posição, o Grupo de Idosos Corações Unidos, do Jardim Panorama, encerrou sua participação com 62 pontos.
Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, as disputas acirradas e o clima de confraternização marcaram a edição de 2025 como uma das mais equilibradas e animadas do Jito. “A avaliação é muito positiva, tendo em vista a interação de todos os grupos de idosos. Temos que enaltecer o trabalho da nossa equipe e agradecer à Prati-Donaduzzi pela parceria e a todos os participantes que fizeram destes Jogos um grande sucesso”, pontua Polasso, que, durante sua fala, pediu para que a professora de educação física da Smel, Alice Ansolin, subisse ao palco para receber o reconhecimento da plateia, uma vez que ela foi a idealizadora, em 2021, dos treinamentos da modalidade vôlei gigante para pessoas idosas.
Presenças – Além de Polasso, fizeram parte da frente de honra da cerimônia de premiação o vice-prefeito Lucio De Marchi (que representou o prefeito Mario Costenaro, que se encontra em agenda oficial em Curitiba), os vereadores Valdir Gomes, Sérgio Japonês, Pedro Varela, Jairo Cerbarro e Professor Oséias, além do supervisor de Comunicação da Prati-Donaduzzi, Jean Michel Laureth, da presidente da Associação Toledana Idoso em Movimento, Tânia Piazzetta, e dos representantes do Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa da Smel, Wellington Silveira (diretor) e Adilma Boffo (coordenadora).
Em sua fala, o vice-prefeito ressaltou o empenho da organização do evento e o entusiasmo contagiante dos participantes, destacando o espírito coletivo que marcou os 11º Jogos dos Idosos de Toledo. “Na abertura dos jogos, eu falava que o talento vence jogos, mas é o trabalho em equipe que ganha campeonatos. A equipe da Smel é um timaço, e é emocionante ver a energia e a alegria dos nossos idosos, que contagiam a todos ao redor. Em nome do prefeito Mario Costenaro, expresso meu orgulho e parabenizo por mais uma edição de sucesso do Jito”, cumprimenta Lucio.
O supervisor de Comunicação da Prati-Donaduzzi, Jean Michel Laureth, destacou a vitalidade dos participantes e o alinhamento do evento com a missão da empresa de promover qualidade de vida. “Foram cinco dias de muita vitalidade, que mostraram como vocês são muito bons, e isso é o mais importante. O esporte é saúde, e a Prati-Donaduzzi se sente orgulhosa em fazer parte deste grande projeto que leva bem-estar e alegria à melhor idade”, comenta.
Os vereadores Valdir Gomes e Professor Oséias destacaram o papel do esporte e das políticas públicas no fortalecimento da qualidade de vida da terceira idade. “É maravilhoso ter essa idade e ver como o esporte contribui para a saúde. É um prazer representar a Câmara Municipal e deixar um abraço meu e dos meus colegas do Legislativo”, afirma Valdir, integrante do Grupo de Idosos Nossa Senhora de Fátima, no Cesar Parque. “Falo também em nome do deputado Dilceu Sperafico, e ele reafirma o compromisso com projetos que promovam qualidade de vida para a terceira idade de Toledo e região. O gabinete dele está aberto para sonhar e construir junto com vocês”, salienta Oséias.