Hoje às 17:06 | Prefeitura de Toledo

Leis sobre imóveis, comunicação inclusiva e retirada de fios são sancionadas em Toledo

Foto: Prefeitura de Toledo

Três novas leis foram sancionadas na última sexta-feira (24) no Gabinete do Prefeito de Toledo. As normas, publicadas no Órgão Oficial do Município, Edição 4519 - Extraordinária, tratam da desafetação e permuta de imóveis do patrimônio público, da inclusão por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no atendimento público e da retirada de fios em desuso nos postes de energia elétrica. O ato contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice Lucio De Marchi, de vereadores, secretários, representantes de instituições e imprensa.

A Lei nº 3.018 destina áreas públicas para instalação de equipamentos e serviços em Linha Tapuí, Cerro da Lola e Linha Mandarina. O secretário de Administração, Marcelo Marques, afirmou que a disponibilização de terrenos é necessária para atender demandas de comunidades por novos equipamentos públicos. “São muitos pedidos por áreas para Cmeis, Cras e outras estruturas, e precisamos de espaços para acompanhar o crescimento populacional”, disse.

Internamento Humanizado: seu pet nunca fica sozinho na Bless Clínica Veterinária de Toledo

A Lei nº 3.021, proposta pelo vereador Chumbinho Silva, institui o uso de CAA na administração pública direta e indireta. O presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Junior Rasbolt, declarou que a medida contribui para a acessibilidade no atendimento. “Às vezes precisamos de um sinal visual, sonoro ou de uma forma de comunicação mais clara. A comunicação alternativa pode ajudar as pessoas com deficiência a se sentirem parte do todo”, afirmou.

Normas tratam de destinação de imóveis públicos, inclusão em atendimentos e retirada de fios em desuso

A CAA tem a finalidade de garantir a comunicação e a acessibilidade comunicacional, especialmente às pessoas com necessidades complexas de comunicação. O sistema compreende a utilização de pranchas em formato impresso e/ou digital com pictogramas, textos simplificados e programas específicos, observadas as normas de acessibilidade visual e cognitiva, para facilitar a comunicação sobre os serviços públicos e demais informações de interesse coletivo.

Peça gás e água em Toledo com rapidez pelo WhatsApp da Batista Gás e Água Mineral

A Lei nº 3.024, de autoria dos vereadores Jairo Cerbarro, Ricardo Santos e Valtencir Careca, altera regras sobre retirada de fios e cabos em desuso, prevendo multas em Unidade de Referência de Toledo (URT) às concessionárias em caso de irregularidades. Cerbarro disse que a proposta reforça fiscalização e penalidades. “Atualizamos dispositivos para que a prefeitura possa cobrar a retirada de fiação. Ainda há muitos fios soltos nas ruas”, declarou.

Normas tratam de destinação de imóveis públicos, inclusão em atendimentos e retirada de fios em desuso

O prefeito Mario Costenaro afirmou que a lei de destinação de imóveis atende necessidades de infraestrutura em comunidades do interior. Disse que o município busca regularizar o uso de áreas públicas. “Essas áreas permitem a instalação de serviços onde são necessários e estamos trabalhando para adequar procedimentos e garantir que tudo ocorra dentro da legalidade”, acrescentou.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

Sobre a lei da comunicação inclusiva e a retirada de fios, Costenaro destacou que as normas contribuem para organizar serviços públicos. “No caso dos fios, discutimos com a Copel a dificuldade de identificar responsáveis pela fiação. Toda iniciativa que ajuda a normatizar e fiscalizar essas situações é importante para o município”, afirmou.

Normas tratam de destinação de imóveis públicos, inclusão em atendimentos e retirada de fios em desuso

O prefeito também ressaltou que a aprovação das leis demonstra cooperação entre Poder Executivo, Câmara e sociedade organizada. Ele afirmou que diferentes setores têm atuado de forma conjunta. “A rede de instituições do município é forte e quando trabalhamos integrados conseguimos avançar em projetos que melhoram a organização urbana e o atendimento à população”, disse.

Internamento Humanizado: seu pet nunca fica sozinho na Bless Clínica Veterinária de Toledo

Estiveram presentes no ato os vereadores Chumbinho Silva (líder do governo), Jairo Cerbarro, Sérgio Japonês, Valdir Gomes, Professor Oséias, Pedro Varella, Odir Zóia e Bruno Radunz.