Hoje às 16:09 | Prefeitura de Toledo | 121 visitas

Implementação do Cartão Material Escolar é debatida entre Acit e Secretaria de Educação

Foto: Prefeitura de Toledo

O Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta segunda-feira (30), um encontro entre representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Em pauta, a implementação do Cartão Material Escolar (CMETOO) instituído pela Lei nº 2.932/2025, sancionada na semana passada.

Com a presença do presidente da Acit, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, e do gerente da entidade, Marcel Sarturi, o diálogo teve como foco principal os detalhes operacionais do novo benefício, que substituirá a entrega direta de kits de material escolar por créditos em cartão magnético. A equipe técnica da Smed, liderada pela secretária Janice Salvador, apresentou os próximos passos para a implantação do programa, além de esclarecer o papel do comércio local no processo.

Anuncie sua empresa no Plantão Toledo

Segundo o prefeito Mario Costenaro, o CMETOO representa mais que uma inovação administrativa, que será feita em linha com as melhores práticas do gênero que já funcionam em vários municípios do Brasil. “É uma medida que respeita a liberdade das famílias e valoriza o comércio de Toledo. Ganha o estudante, ganham os empresários”, destaca. “Além de maior autonomia, os pais terão uma oportunidade de se envolverem mais na educação de seus filhos, participando de um momento importante de sua formação”, observa.

Em encontro no Gabinete do Prefeito, na manhã desta segunda (30), técnicos da pasta detalham funcionamento do CMETOO para presidente e gerente da entidade

A secretária da Educação destacou que a reunião teve como principal objetivo aproximar a Acit da comissão responsável pela implementação do Cartão Material Escolar, promovendo uma integração direta com a gestão municipal. “A medida representa um avanço significativo, com reflexos diretos tanto para a economia local quanto para a comunidade escolar. Estamos dando um passo importante, que terá um impacto direto em nosso comércio”, afirma. “A proposta devolve às famílias o protagonismo na preparação para o ano letivo. E esse é um exercício que valoriza tanto a prática familiar quanto o papel da escola”, pontua Janice, que acredita que a participação dos empresários será fundamental para que o programa funcione com qualidade no ano que vem.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

O presidente da Acit avalia a implementação do Cartão Material Escolar como uma iniciativa estratégica que pode gerar impactos positivos para toda a cidade. Para ele, o direcionamento das compras ao comércio local representa uma oportunidade concreta de impulsionar a economia toledana. “Se nós conseguirmos que a compra desse material seja feita no nosso município, com certeza fortalecerá nossas empresas e, por consequência, o desenvolvimento de Toledo”, afirma Cristiano. “Ações alinhadas entre poder público e iniciativa privada fazem todo o sentido para nós, uma vez que a aplicação dessas fará com que o município tenha muito mais recursos para poder investir em ações de que a população tanto necessita”, acrescenta a liderança empresarial, que manifestou plena disposição em ajudar a Smed no que for possível para viabilizar o CMETOO para o ano letivo de 2026.