Um caso suspeito de intoxicação por metanol está sendo investigado em Toledo. Um homem de 27 anos deu entrada no Hospital Bom Jesus na segunda-feira (6) com sintomas como náuseas, dor de cabeça e dor abdominal.
Ele relatou ter consumido bebidas alcoólicas em uma conveniência no domingo (5).
O Hospital Bom Jesus comunicou o caso ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox-PR), que realizará análises para confirmar ou descartar a intoxicação por metanol.
O estado de saúde do paciente está sendo monitorado pela equipe médica.
ORIENTAÇÃO DO PROCON PARA EMPRESAS
Preocupado com a segurança dos consumidores, o Procon de Toledo, em parceria com o Procon Paraná e o Fórum dos Procons Paranaenses, divulgou uma recomendação administrativa para estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. O objetivo é evitar a venda de produtos adulterados e prevenir novos casos de intoxicação.

A recomendação enfatiza a necessidade de os estabelecimentos adquirirem bebidas de fornecedores formais, exigirem nota fiscal e verificarem se os produtos possuem rótulo, lote e informações do fabricante ou importador. Práticas como recondicionamento ou transvasamento de bebidas são consideradas irregulares.
O Procon orienta que, em caso de suspeita de adulteração, a venda seja interrompida imediatamente, os lotes sejam isolados e as autoridades sanitárias sejam comunicadas. O descumprimento das recomendações pode resultar em sanções, como multas e suspensão das atividades.












