Um homem foi preso na tarde de sábado (14), por volta das 12h30, após a Polícia Militar constatar situação de maus-tratos a animais em uma chácara no interior de Toledo.
A equipe foi acionada via Copom para acompanhar um médico veterinário que havia recebido denúncia envolvendo uma cadela de pequeno porte, que estaria no cio, com lesões aparentes e sendo atacada por outros animais, além de sinais de fome.

No local, os policiais foram recebidos pelo morador, sua esposa e familiares, que autorizaram a entrada para averiguação. A cadela denunciada foi localizada com lesões visíveis pelo corpo, sendo constatada a situação de maus-tratos.
Durante a vistoria, também foram encontrados outros três cães de pequeno porte, cerca de 12 gatos — sendo nove filhotes e dois adultos —, dois patos, dois canários-da-terra, um canário-belga e outra ave não identificada. As aves estavam presas em gaiolas consideradas impróprias.

Diante da constatação, o morador se apresentou como responsável pelos animais e recebeu voz de prisão. Ele foi informado sobre seus direitos e encaminhado à 20ª Subdivisão Policial.
A cadela foi recolhida pelo veterinário, ficando sob sua responsabilidade para cuidados e acompanhamento.












