Na manhã desta terça-feira (6), na sede da Guarda Municipal, a Secretaria de Segurança e Trânsito iniciou a capacitação do Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH-C) para os agentes municipais. O curso tem o objetivo de preparar o guarda para realizar os primeiros socorros em uma situação de emergência, até que o atendimento chegue para socorrer a vítima.
A capacitação conta com 12 horas de carga horária e será dividido em dois dias, sendo 8 horas de aula teórica e 4 horas de aula prática.
O APH-C compreende todos os procedimentos realizados desde o momento do trauma até a entrega do ferido à equipe médica especializada. Este tipo de atendimento é essencial em situações de emergência como ferimentos por arma de fogo ou branca, acidentes com fraturas expostas ou esmagamento de membros, entre outros.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, esteve presente no local para realizar a entrega simbólica dos kits APH-C aos guardas municipais. “Esta é uma iniciativa extremamente importante. Espero que não seja necessário usar o equipamento, porém, em todo caso, nossos agentes estarão preparados e dispostos a realizar os primeiros socorros às vítimas. Parabéns a todos os guardas municipais que vem realizando um excelente trabalho, e, agora, com este treinamento estarão mais aptos do que antes para melhor atender a população toledense”, comentou o prefeito Mario Costenaro.
Durante o curso, os guardas municipais serão instruídos no “Protocolo MARC1”, que é um conjunto de diretrizes que visa oferecer um atendimento rápido, seguro e eficiente. A capacitação ensinará o controle de hemorragias massivas, a verificação de vias aéreas e respiração, a prevenção de choque e hipotermia, as técnicas corretas de transporte de feridos e o uso de torniquetes, bandagens israelenses, selos de tórax e outros materiais de atendimento emergencial.
O curso atende à Portaria nº 98/2022 do Ministério da Justiça, que determina a capacitação dos profissionais de segurança pública para prestar atendimento imediato em situações de combate ou emergência. A formação visa não apenas a autoproteção dos agentes em caso de ferimentos leves, como também a atuação eficiente no socorro a colegas de farda e à população, até a chegada das equipes especializadas do SAMU ou SIATE.
Os kits serão entregues oficialmente aos guardas municipais após a conclusão do curso, o kit é individual e possui: torniquete, bandagem tipo israelense, tesoura de ponta romba, gaze para preenchimento de feridas, selos de tórax, protetor ocular, manta aluminizada e bolsa de armazenamento. No total foram investidos R$ 130 mil nos kits de atendimento pré-hospitalar de combate.
Para o secretário de Segurança e Trânsito, Rogerio de Lima, a entrega dos kits representa um investimento direto na segurança dos profissionais e na capacidade de resposta da corporação diante de situações críticas. “Tanto a capacitação quanto os kits reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua da Guarda Municipal e a proteção da nossa população”, comentou o secretário Rogerio.