12/04/2024 19:29 | Divulgação - AEN | 694 visitas

Duplicação da PR-317 em Toledo já tem terraplenagem em etapa avançada

Foto: Divulgação - AEN

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está avançando nas obras de duplicação da PR-317 em Toledo. O investimento é de R$ 43.446.764,29, para atender um trecho que vai do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio, em uma extensão de 3,29 quilômetros.

Apesar de ter iniciado os trabalhos em janeiro, há pouco mais de três meses, já foram executados 62,92% dos serviços de terraplenagem previstos, em que são realizados aterros ou cortes do terreno para implantação da plataforma da nova pista e das vias marginais.

Cansado da sua dentadura móvel? Conheça em Toledo a solução na OdontoCeler!

Também foi iniciada a implantação do sistema de drenagem de águas do trecho, que inclui dispositivos como bueiros de concreto e caixas para coleta e, futuramente, bocas de lobo, sarjetas, valetas e meios-fios, entre outros.

Alargamento

A obra prevê alargamento da pista existente da PR-317 para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos. As faixas da via duplicada terão 3,60 m de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50 metros.

O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação, dependendo de suas condições.

A emergência com o seu pet não acontece com hora marcada! Nessas horas, conte com a Bless Clínica Veterinária

As marginais terão pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura.

Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, construção de rampas de travessia para pedestres, entre outros. A previsão é de concluir a obra até janeiro do ano que vem, caso as condições climáticas sejam favoráveis.

Fácil aplicação e secagem rápida: Klasse Textura Hidro 23kg está por apenas R$74,90 na Mundo das Tintas de Toledo!

Cense

A obra também contempla a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista simples com duas faixas de rolamento, com sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical e paisagismo nos espaços laterais à pista.