04/08/2025 17:33 | Prefeitura de Toledo | 667 visitas

Bolão feminino de Toledo conquista título da Chave Oeste do Paranaense

Foto: Prefeitura de Toledo

A equipe feminina da Associação de Bolão de Toledo (ABT) sagrou-se campeã da Chave Oeste na categoria Adulto do Campeonato Paranaense de Bolão, encerrado no último fim de semana. Mesmo com a segunda colocação na quinta e última etapa (disputada em Cascavel), o desempenho acumulado ao longo da competição garantiu à equipe toledana a maior pontuação geral e o título regional.

Na etapa decisiva, disputada no último fim de semana, as anfitriãs levaram a melhor, com 1.289 pinos derrubados, apenas quatro a mais que as representantes de Toledo, que somaram 1.285. O terceiro lugar ficou com Santa Helena, que derrubou 1.222 pinos; Marechal Cândido Rondon e Entre Rios do Oeste fizeram 1.219 e 1.057 pontos, respectivamente.

Odonto Celer em Toledo oferece facetas de resina e atende pelos principais convênios da região; confira

Toledo encerrou o circuito com 24 pontos, resultado dos três títulos e um vice-campeonato obtido nas cinco etapas disputadas. Cascavel ficou na segunda colocação geral, com 23,5 pontos. Em seguida, vieram Marechal Cândido Rondon (14 pontos), Santa Helena (11) e Entre Rios do Oeste (7,5).

A ABT, formada exclusivamente por atletas residentes no município e treinada por Mirtes Brixner (que também atua como jogadora), garantiu a presença de Toledo no Paranaense Série Ouro. Marcada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de novembro, em Coronel Vivida, a final estadual terá também as presenças de Toledo, que se classificou via Chave Oeste, além de Marechal Cândido Rondon, por ter sido campeã no Paranaense Série Prata do ano passado.

O que muda quando seu pet conta com veterinário 24 horas?

Segundo a vice-presidente da Associação de Bolão de Toledo (ABT) e integrante da equipe campeã, Clarice Giachini, o desempenho de destaque é resultado de um trabalho contínuo de formação e aprimoramento técnico ao longo de todo o ano. “Nossa preparação é o ano todo, pois temos várias competições. É um trabalho que começa com o campeonato municipal, que usamos como base para identificar novos talentos. É a partir desta observação que formamos a seleção que disputa competições como o Campeonato Paranaense e os Jogos Abertos do Paraná, que vamos disputar em Campo Mourão em novembro”, detalha.

Clarice foi o “braço de prata” da Chave Oeste do Paranaense, com média de 167,4 pontos por etapa, atrás somente de Teresinha Heck (Cascavel, com 170,2) e à frente de Marcia Bernadett Turmina Chiesa (Cascavel, com 166,8). “Somando masculino e feminino, temos 127 atletas federados que moram em Toledo. Alguns deles representam municípios da região, o que é o caso das duas atletas que fizeram companhia para mim neste pódio”, comenta.