01/10/2024 17:45 | Plantão Toledo | 710 visitas

Boatos sobre água contaminada em Toledo são falsos, diz Sanepar

Foto: Divulgação

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu uma nota oficial para refutar boatos que circulam nas redes sociais de Toledo, acusando a água fornecida pela empresa de estar relacionada a um surto de diarreia na cidade. A Sanepar classifica essas informações como falsas, difamatórias e alarmistas, ressaltando que a água distribuída em Toledo passa por um rigoroso processo de tratamento, em conformidade com as normas estabelecidas pela Portaria de Consolidação de Nº 5/2017 do Ministério da Saúde.

A empresa realiza mais de 7,7 mil análises mensais da água no município, todas dentro dos padrões de potabilidade exigidos. Os resultados dessas análises, que abrangem parâmetros físico-químicos, microbiológicos e de metais, estão disponíveis no verso das faturas de água, no site da Sanepar, além de serem enviados às secretarias municipais de saúde e ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA).

Transforme seu sorriso com facetas de resina em apenas um dia na Odonto Celer de Toledo! Agende seu horário aqui

A Sanepar garante que a água fornecida é segura para consumo e não necessita de fervura ou adição de produtos. A companhia destaca sua estrutura de controle de qualidade, com laboratórios centrais e unidades descentralizadas que realizam milhões de análises anuais para garantir a segurança da água.

A empresa também lembra que a manutenção das caixas d’água é de responsabilidade dos moradores, recomendando a limpeza do reservatório a cada seis meses. A Sanepar orienta que qualquer dúvida ou solicitação seja feita através dos canais de atendimento disponíveis, como o telefone 0800 200 0115, o WhatsApp e o site da empresa.

Promoção imperdível na Aquariu’s Pizzaria de Toledo: pizza média com 2 sabores por R$ 52,00 e entrega grátis! Peça aqui

Por fim, a Sanepar informa que tomará medidas judiciais contra a disseminação de informações falsas e distorcidas sobre a qualidade da água.