Cinco homens foram presos na manhã desta quinta-feira (8) durante a Operação “Aposta Errada”, deflagrada pela Polícia Civil de Toledo.
Eles são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no furto de fiação elétrica de usinas solares em Toledo, Cascavel e São Pedro do Iguaçu. Os prejuízos causados aos produtores rurais ultrapassam R$ 300 mil.
Segundo a Polícia Civil, um bilhete de Mega-Sena, deixado para trás em um dos locais dos crimes, foi crucial para a identificação de um dos suspeitos e o desmantelamento do grupo.
As investigações, iniciadas em janeiro deste ano após furtos em uma hidrelétrica em São Pedro do Iguaçu, revelaram o modus operandi da quadrilha: os crimes eram cometidos à noite, a fiação furtada era queimada e o material vendido no mercado ilegal por cerca de R$ 37 o quilo.
Quatro dos presos residem em Cascavel e um em Toledo. A polícia segue investigando para identificar outros envolvidos e combater as empresas receptadoras.
Segundo o Delegado Rodrigo Baptista dos Santos, esta é mais uma etapa das investigações e que os trabalhos continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos, além de reforçar o combate às empresas receptadoras que atuam no mercado ilegal de materiais furtados.
O Chefe da Subdivisão Policial de Toledo, Alexandre Macorin, enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança no enfrentamento ao crime em áreas rurais. Ele ressaltou que, apesar de se tratarem de locais isolados e muitas vezes sem vigilância, a Polícia Civil permanece comprometida em proteger a população rural e combater os crimes patrimoniais.
As investigações continuam e novas diligências serão realizadas para identificar outros possíveis envolvidos.